Super Mario Bros - Yoshi


E mais uma coluna está no ar aqui no Blog: Super Mario Bros. Aqui, falaremos dos personagens do grande jogo Mario.Hoje falaremos do Yoshi, o famoso dinossauro da série Super Mario. Esse aí mesmo que você está vendo na foto ao lado; o personagem que é um grande companheiro de Mario já faz muito tempo, muito tempo mesmo, desde a infância do encanador. Talvez você pense que sabe tudo sobre essa figura, mas eu duvido muito; o dinossauro esconde muitos segredos dentro de seus ovinhos e embaixo de sua enorme língua. Está curioso para conhecê-lo? O Blog Pipoca Habbiana apresenta !






Nascimento
Yoshi teve sua primeira aparição em 1991, em Super Mario World, game que foi lançado para o NES. No jogo, Mario, Luigi e Peach vão passar as férias na Ilha dos Dinossauros (que hoje se chama Ilha do Yoshi). Lá, Bowser - pra varear - captura a Princesa. Mas não foi só ela: ele também raptou os habitantes da Yoshi's Island, aprisionando-os em ovos. Mas um Yoshi não foi capturado, e ele se alia a Mario e Luigi para salvar a Princesa e os outros Yoshi's. Quando você jogava, encontrava várias vezes um ovo; dele sai o Yoshi que se aliara aos bigodudos. O seu personagem monta no dinossauro, tendo algumas habilidades a mais como poder comer os inimigos com a língua de Yoshi.


Há muito tempo atrás...
Antes pensávamos que os Yoshi's só haviam conhecido a turma de Mario em Super Mario World. Mas quatro anos depois, em 1995, a Nintendo laçou o game Super Mario World 2: Yoshi's Island. Nele descobrimos que, quando Mario e Luigi eram bebês, um Kamek tentou roubá-los quando estavam sendo levados por um cegonha. Ele conseguiu raptar Baby Luigi, mas Baby Mario acaba caindo na Ilha do Yoshi. Então, os habitantes de lá ajudam o futuro-bigodudo a salvar o irmão e voltar para casa. Enquanto jogava, você utilizava um Yoshi de cor diferente em cada nível, sempre com Baby Mario nas costas. Quando levava dano, o bebê ficava flutuando em um bolha, chorando, e se você não o pegasse a tempo, você perdia.



Espécie
Se você leu tudo á cima, já sabe que ele é um dinossauro, mas a figura ainda deixa muitos mistérios com sua aparência e com suas características. Por exemplo: ele bota ovo, coisa que é mais conhecida como trabalho de galinha. Mas só de olhar para ele, já sabemos que ele não é nenhuma ave. Outra coisa curiosa que ele faz é esse negócio de esticar a língua para comer inimigos; no mundo real, só os sapos fazem isso (mas invés de comer inimigos, eles comem moscas), mas, apesar de que a maioria deles é verde, ele com certeza não é um sapo. Ele também tem um casco de tartaruga nas costas. Há também quem diga que ele é um dragão, mas Shigeru Miyamoto já confirmou: Yoshi foi criado para ser uma tartaruga, mas no fim, decidiram que ele seria um dinossauro. Lembre-se: Yoshi não é um só, existem vários deles e de muitas cores.



Participações Yoshásticas
Eu não consigo contar quantos jogos tiveram a honra de ter o Yoshi, mas há alguns em que o dinossauro tem uma participação interessante. Vamos ver? Um exemplo interessante é em Super Mario 64; talvez você não saiba, mas o dinossauro aparece neste jogo quanto você consegue todas as 120 estrelas e um canhão no pátio do castelo se torna acessível. Ele te leva para o telhado do Castelo da Peach, e lá está o nosso dinossauro, que te dá 99 vidas. Outra bem interessante foi em Paper Mario: The Thousand Year Door, para Game Cube, em que Mario achava um ovo, que chocou e deixou escapar um desses dinossauros, só que com um cabelinho punk. Outra aparição interessante é em Mario and Luigi: Super Star Saga (GBA), em que os Yoshis aparecem em um cinema, e são meio "fascinados" por isso. E em sua continuação,Mario and Luigi: Partners in Time, a Yoshi's Island é atacada pelo Yoob, um Yoshi rosa gigante criado pelos Shoobs. E também não vamos nos esquecer dos atuais Super Mario Galaxy 2 e New Super Mario Bros. Wii, em que Mario, Luigi e inclusive dois Toads (os cogumelos, só no Mario Bros.) voltam a montar no dinossauro, o que fazia tempo que não acontecia, com exceção de Yoshi's Island DS.



Topa uma Corrida?
Até hoje, Yoshi nunca deixou de aparecer em um jogo da série Mario Kart, e nunca teve que ser liberado para ser utilizado. Até Mario Kart 64, ele era sempre o personagem mais rápido e mais leve, junto de Toad e Peach. Em Mario Kart: Double Dash!! (Game Cube), o dinossauro dividia o kart com Birdo. Em Mario kart Wii, ele era um dos personagens do tamanho "médio", deixando de ser o mais leve. Ele também tem aparição reservada para Mario Kart 7.


Nas Galáxias
Super Mario Galaxy não teve a honra de ter o dinossauro, mas em sua continuação, Super Mario Galaxy 2, Yoshi apareceu, mais uma vez, como "cavalo" de Mario. Na verdade, esse foi o maior destaque do game, e o que mais o diferenciava de seu antecessor. Mas Yoshi não estava lá apenas para te ajudar a correr mais rápido; havia algumas comidas que o davam habilidades novas. Se você encontrasse um pimentão, o dinossauro ficava vermelho, correndo extremamente rápido. Quando você pagava uma frutinha azul e redonda, Yoshi ficava azul (não diga!), e ficava cheio de ar, como se fosse um balão, podendo voar um pouco, até que o ar acabasse. E a última fruta é uma amarela, que deixa o dinossauro da mesma cor, e brilhando. Quando o animal estiver assim, sua luz revela pisos que antes estavam invisíveis; mas se o tempo acabar, e Yoshi voltar ao normal, o piso desaparece, e não será possível pisar nele (sim, se você estiver em cima do piso, você cai num precipício). Sem os itens, Yoshi serve para correr mais rápido e para comer os inimigos (apontando com o Wii Remote).

Smash
O dinossauro também não deixou de aparecer em nenhum jogo da série Super Smash Bros.. Desde o primeiro jogo da série, feito para o Nintendo 64, ele seguiu em Smash Bros. Melee, de Game Cube e em Smash Bros. Brawl, para Wii. Seus ataques sempre foram os mesmos: Comer o inimigo com a língua, prendendo o adversário dentro de um ovo, entrar em um ovo e rolar nos inimigos, etc. Em Super Smash Bros. Brawl, o "Final Smash" de Yoshi o dava asas, e ele podia cuspir fogo nos inimigos. O Nintendo 3DS e o Wii U vão ganhar versões de Smash Bros., e não há muitas dúvidas de que o dinossauro vai dar as caras de novo.

Destino Final
Yoshi foi ficando cada vez mais famoso, e hoje ele é um personagem "obrigatório" em jogos como Mario Kart, Mario Party e até mesmo Super Smash Bros.. O dinossauro é o personagem favorito de muitos nos jogos de Mario (um dos meus), e por isso aparece em praticamente todos os games. Sem dúvida, ele conquistou os nossos momentos de vício jogando jogos da Nintendo, e inclusive tem vários games só para ele. Yoshi's, vocês são legais.


Lukinhax.       Em breve uma surpresa com a coluna Super Mario Bros


Ajuda de : PukeTropa

Um comentário:

  1. Olá,
    achei o site como um dos primeiros em uma pesquisa sobre o Game do Mario.

    Muito bacana mesmo! Valeu penas informações, imagens e boa sorte em tudo.
    Abraço,
    Jamerson

    ResponderExcluir

Escreva abaixo o comentário sobre o conteúdo acima.